terça-feira, 11 de novembro de 2008

Região Norte

A PNAD verificou que nas Regiões Norte no período 1992/2007 ouve as maiores reduções nos percentuais no Trabalho Infantil que passou de 19,6% para 10,8%.Mas que ainda presente o numero elevado de crianças e adolescente trabalhando.
Na faixa etária de 05 a 13 anos em que o trabalho infantil é considerado ilegal, a pesquisa revelou que crianças e adolescentes ocupados é predominante em atividades agrícola e não-remunerados.


Amapá



Dados da IPEC afirmam que há no Estado os trabalhos infantis como exploração sexual comercial, trabalho infantil doméstico e mineração. No ano de 2007 a IBGE mostrou que o nível de ocupação era de 6,6% de crianças e adolescentes entre 05 a 17 anos.
Segundo dados da Delegacia Regional do Trabalho(DRT) o trabalho infantil encontra-se na agricultura, extração de açaí, na pesca artesanal e no extrativismo.
A realidade é que a família está por trás da maioria dos casos de exploração infantil.



Acre

Segundo IBGE em uma pesquisa em 2007 que é de 14,2 o nível de ocupação de crianças e adolescente de 05 a 17 anos, e a IPEC afirmou que a trabalho infantil como na exploração sexual comercial e no trabalho infantil doméstico.



Roraima

Dados colhidos em 2007 pelo IBGE afirmam que crianças de 05 a 17 anos têm 10,7% de ocupação nas formas de trabalho infantil e a IPEC mostrou as formas de trabalho como exploração sexual comercial, trabalho infantil doméstico.











Tocantins

Segundo IBGE Tocantins ocupa o segundo lugar no índice de trabalho infantil, no ano de 2007 teve a ocupação de 14,5% entre 05 a 17 anos , IPEC diz que estão no trabalho infantil doméstico e exploração sexual comercial.








Pará
O 1º caso de trabalho infantil a ir a juri popular no Brasil.


O crime repercutiu internacionalmente, ocorreu em 12 de Novembro de 2005.
Atrabalhadora doméstica Marielma Sampaio de Jesus, de apenas 11 anos, foi torturada e morta pelos patrões.
A menina havia sido levada da casa dos pais, no interior do Estado para cuidar de uma criança, em troca de estudo(que nunca ocorreu), roupa e comida, além de cestas básicas para a família.

Marielma foi espancada, teve oito costelas quebradas e hemorragia interna
Em Maio de 2007, Ronivaldo Guimarães e Roberta Sandreli foram condenados por vários crimes inclusive trabalho infantil. A pena dele 52 anos e a dela 38 anos.








Pesquisa conduzida pelo IBGE revela que o nível de ocupação é de 11,9% no ano de 2007.Segundo IPEC as crianças exercem trabalho na carvoaria, exploração sexual comercial, trabalho infantil doméstico, no tráfico e Narcoplantio de drogas.










Rondônia

Pesquisa do IBGE informa que em 2007 teve um percentual de 14,7% de ocupação de crianças e adolescentes entre 05 e 17 anos. A IPEC mostra que o trabalhos infantil está na exploração sexual comercial, trabalho infantil doméstico, trabalho no garimpo e trabalho na tecelagem.






Amazonas

Segundo IBGE o Estado de Amazonas no ano de 2007 teve 8,1% de ocupação das crianças e adolescentes entre 05 a 17 anos, IPEC que essas crianças estão nos trabalhos exploração comercial e trabalho doméstico infantil.



Nenhum comentário: