sábado, 15 de novembro de 2008

México




Cerca de 3,3 milhões de crianças

Na capital segundo a UNICEF 40.000 crianças exercem algum tipo de trabalho, expostas a mais diversas tipos de trabalho, pondo suas vidas em riscos.

Nas empresas mexicanas em fronteira com os Estados Unidos, há crianças trabalhando em produtos eletrónicos, brinquedos, produtos exportivos e têxteis para o país vizinho


As crianças reciclam lixo ou fazem pequenas mercadorias para venda em mercados de grande escala.

México 1992









Em Fevereiro de 2007 David de apenas 8 anos de idade foi esmagado por um trator, sua irmã Adriana conta o fato com a voz asfixiada.
Os dois estavam trabalhando numa fazenda que produzia tomate, pimenta e beringela que eram exportadas para os E.U.A.


Como Adriana, as crianças estão trabalhando em fazendas, perdendo á
infância, para ajudar na renda familiar, muitas em condições inaceitáveis, arriscando a vida ou ser mutiladas, não descartando a falta de equipamentos adequados para o trabalho, ficando exposta a produtos químicos,causando vários problemas de saúde.

No desespero pela sobrevivência, crianças lutam com abutres por restos de comida. Animais mortos e lixo tóxico são jogados indiscriminadamente no lixo.


"Uma pequena menina veio a mim com a cabeça de uma ovelha recentemente morta. A sua volta, carcaças de animais em decomposição; algumas vezes o odor é quase insuportável.

As sombras da cidade o fogo queima; o ar caustico pesa igual a tantos pesares. A beira do fogo, envoltos pela fumaça, vivem os esquecidos: pequenas e grandes comunidades de gente cuja existência é ignorada como uma anomalia social. Estas comunidades procuram por coisas que sejam capazes de vender. Tão pobres para comprar suficiente comida, complementam sua alimentação com aquilo que acham no lixo" (David Parker)


As crianças estão perdendo a infância.

Nenhum comentário: