sábado, 15 de novembro de 2008

EQUADOR

No Equador estima-se que mais de 1 milhão de crianças e adolecentes entre 5 e 17 anos trabalham nas seguintes atividades: Agrícola, lixões, trabalho doméstico trabalho informal urbano e a que mais chama a atenção são as crianças trabalhando em minas.

Segundo a OIT estão engajados nessa prática crianças de até 5 anos.
Na extração de ouro no Equador,a mais de 2 mil crianças.

Muitas vezes os precárioas túneis das minas começam nas casas dospróprios habitantes, as crianças ingressam acompanhando as mães.
Estas crianças estão expostas ao perigo de soterramento por deslizamento das rochas, infecções dos ossos e músculos por cargas excessivas, lesões na pele pela exposição ao sol, agressões físicas e psicológicas recebidas pelos mineiradores adultos.


A OIT , organizações de defesa dos direitos das crianças e agências do governo, afirmam que já começaram programas de erradicação do trabalho infantil nas minas. No modelo que está obtendo sucesso no Peru, onde existem 50 mil crianças nesta atividade.

COLÔMBIA

Na Colômbia, mais de 2,5milhões de crianças trabalham, 6,7% com idade de 10 a 17 anos e 7,2% com idade de 5 a 17 anos, segundo dados do governo. Dessas, cerca de 160.000 fazem trabalhos domésticos e tem carga horária semanal de 15 horas. 103 mil TRABALHAM NA MINEIRAÇÃO








Segundo a Organização humanitária Human Right Watch(HRW), estima-se que haja na Colômbia cerca de 11 mil meninos- soldado combatendo no conflito armado, estimativas mais altas do mundo.
Muitos com menos de 15 anos.Alguns se alistam diante da falta de oportunidaes, outros são recrutados a força.

Meninos e meninas que nem sempre pegam em armas sendo pela guerrilha, utilizados como mensageiros, sentinelas, cozinheiros e como servos sexuais de toda tropa.

A ONG assegura que meninas de apenas 12 anos, são exploradas sexualmente pelos soldados. Meninos também de 12 anos são treinados para usar explosivos e armas e participam de combates.
Em Fevereiro deste ano, o governo colombiano pretende através de uma "Estratégia Nacional" reduzir o número de crianças trabalhadoras na faixa etária de 10 a 17 anos que em 2004 era de 6,7% a meta é baixar para 5%em 2010 e 2,5% em 2019.

Na faixa etária entre 5 a 17 anos que em 2005 era 7,2% a meta é baixar para 5,3% em 2010.


Nenhum comentário: